quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Roupas geradoras de energia são ecológicas?

Os esforços da indústria da moda para incorporar princípios da sustentabilidade são cada vez maiores. Mais do que utilizar tecidos ou materias ecologicamente corretos, a novidade agora são roupas que produzem energia elétrica através dos movimentos humanos. Com essa concepção, seria possível imaginar que o ser humano poderia gerar eletricidade através do uso de certas roupas ?  Pois foi exatamente a partir desta ideia que uma linha de roupas foi criada pelo XS Labs que desenvolveu o 'Captain elétrico e bateria Boy ', uma coleção de três peças eletrônicas que aproveitam a energia passiva do organismo através da restrição e remodelação dos movimentos do corpo, a fim de produzir energia suficiente para abastecer -se e gerar eventos de som e luz sobre o corpo.
 Os três vestidos são classificados como "STICKY","STIFF" e "ITCHY", ou seja, pegajoso, duro e coçador respectivamente. Estes vestidos são feitos de couro sintético com a  silhueta de couro legítimo costurado e decorado à lã e visam obrigar o corpo a mover-se em movimentos mais acentuados e potentes, de forma a ativar a produção de energia para abastecer o vestido.
 Porém, o que nosso grupo se perguntou ao ver do que tais roupas são feitas(basicamente couro sintético) foi: Como é o processo da produção delas? Quais as condições dos trabalhadores que as produzem? São produzidas industrialmente? Qual a origem dos materias que as compõem? Estes materias são reciclados ou biodegradáveis?
 Isto nos levou a pesquisar os processos de fabricação dessas roupas, que serão descritos ao longo da pesquisa, para ver se o couro sintético gera impacto ambiental.  Com isso, nós ligamos o item do subtema de n°1(ecossistemas e provisão) do Congresso Virtual Interdisciplinar Marista de Biodiversidade à nossa pesquisa: o de fibras, já que roupas são feitas de fibras, tanto naturais como sintéticas.
 Como afirmam os engenheiros Airton Rodrigues Pinto Júnior, Luiz Alberto Kozlowski e Márcio Coraiola(2010) presente no congresso virtual, as fibras podem ser divididas em naturais e artificiais (feitas pelo homem). Dentre as fibras naturais destacam-se as vegetais, animais e minerais. As fibras feitas pelo homem, ou seja, as sintéticas, são utilizadas como matéria-prima nos diversos segmentos da indústria, que também podem gerar poluição. As fibras vegetais apresentam grandes vantagens em relação às sintéticas, com destaque a conservação de energia, abundância no meio ambiente, baixo custo, não são prejudiciais à saúde, e são biodegradáveis. Fibras naturais como juta, algodão, sisal e coco também são abundantes em países com potencial agrícola Na indústria têxtil destacam-se as fibras vegetais de algodão, linho e rami, além das fibras animais de seda, amplamente utilizadas na confecção de tecidos.
Assim, como existem fibras que causam mais impacto ambiental do que outras, como as sintéticas, vamos, através dos diferentes tipos de fibras, pesquisar o impacto causado por cada uma delas, para ver se é melhor para o meio ambiente a criação de novas fontes de energia renováveis através de roupas que usam da energia humana, mas que geram impactos ambientais, por serem feitas de fibras sintéticas, ou o uso de roupas feitas de fibras naturais, mas que não geram energia.


2 comentários:

  1. Oi , queridos!
    A ideia está ficando muito boa e já está bem adiantada. Se entendi bem, vcs escolheram uma pergunta com um teor bem crítico. Se a roupa é uma forma de economia de energia, será que ela de fato é de menor impacto para o ambiente? Então resolveram investigar os materiais de que ela é feita e o processo energético envolvido em sua produção. Localizaram o tema e a pergunta!Como vcs já buscaram bastante sobre o couro, vcs podem ficar só com a matéria-prima. Não precisam ver a energia também. Ficará bem cr´tico e o o suficiente.
    Parabéns. Está ficando muito bom.
    Quanto às pesquisas acima, coloquem a fonte que utilizaram.
    Bjs
    Monica

    ResponderExcluir
  2. Olhando o texto novamente , penso que há muito informação , isto é, vcs já estão fazendo o desenvolvimento com os argumentos. Não se trata só da introdução. Precisamos rever esse trecho na semana que vem.
    Bjs

    ResponderExcluir