sábado, 21 de agosto de 2010

Pesquisa para elaboração de artigo

-  Estabeleceu-se no século XXI o conceito de ‘ desenvolvimento ambientalmente sustentável’, e sua implicação na criação de produtos para o vestuário.
-  O consumidor, a indústria, o criador de novos produtos, todos têm papéis determinantes na consolidação deste paradigma. Os impactos ambientais devem ser considerados em todas as etapas nos projetos de novos produtos, da origem da matéria-prima até o descarte pelo consumidor.
-   O desenvolvimento sustentável é um grande desafio para a criação de novos produtos para o vestuário de moda, pois o ciclo de vida muito curto e muitas vezes caro destes produtos, e o apelo ao consumismo, representam um entrave.
-  Diante deste contexto, são identificados novos cenários para a moda.
- Tornou-se imperativo a preservação ambiental.
- Não é mais uma luta apenas para ambientalistas e ecologistas, mas para todos os seres humanos, por ser uma necessidade mundial.
- Embora tenham ocorrido diversas iniciativas na última década, esta-se chegando a um ponto crítico, em que estamos começando a sentir com mais nitidez os efeitos do aquecimento global. Se não forem intensificadas as ações para promover a preservação ambiental, a vida no planeta Terra estará cada vez mais comprometida, seja das gerações futuras de humanos e ou dos demais seres vivos.
-  O antropocentrismo, que vê o homem como centro do universo, deve dar lugar ao biocentrismo, segundo a qual todas as formas de vida são igualmente importantes, não sendo a humanidade o centro da existência, em que se valoriza todas as formas de vida existentes no planeta Terra, considerando um que cada vida tem um valor inerente, portanto deve ser respeitada pelos humanos.
- O produto do vestuário de moda exerce forte influência sobre as pessoas, que passam a segui-lá.
- Assim, propor produtos desenvolvidos com um apelo ecológico é um meio de estimular e consolidar o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário