- O mercado ligado à moda é caracterizado por mudanças cada vez mais rápidas e freqüentes;
- há uma intensa concorrência resultante da globalização que resultam na busca de melhorias contínuas e formas de inovação do produto de moda.
- O sistema de moda acaba por acompanhar de maneira rápida as mutações demercado surgindo então novo negócio: a moda sustentável.
- Se na Alta Costura do começo do século vinte o luxo se manifesta pelo uso de matérias caros e exclusivos, o novo luxo de hoje está em consumir moda de uma maneira consciente feita com produtos reciclados ou pensados a partir de uma proposta do eco design.
- As tendências de moda são o denominador comum em todo o mundo dos negócios de moda. Sendo o eixo central do sistema de moda que se torna cada dia mais complexo: “O trinômio tecnologia, moda e tendência é o principal eixo de sustentação da área e o ingresso na profissão pressupõe muito estudo para o desenvolvimento do domínio técnico e da capacidade criativa"
- Com a fabricação de “produtos verdes” as empresas sustentáveis estão de olho num novo tipo de consumidor: o consumidor consciente que está disposto a pagar mais caro por produtos que carregam consigo valores do desenvolvimento sustentável, o que atualmente é algo difícil de se encontrar, já que o consumidor está cada vez mais preocupado em pagar menos(e consequentemente comprar mais) do que poluir menos.
- A consolidação da moda sustentável é encontrada em estilistas e empresas do segmento da eco moda se diferenciam no mercado de moda por planejar e oferecer produtos diferenciados, baseados nos padrões da sustentabilidade, atrativos aos olhos de consumidores de produtos ecologicamente corretos, cada vez mais informados e exigentes.
- Assim, é possível afirmar que a moda verde baseada nos conceitos do Eco design está se tornando o novo luxo do século XXI, opondo-se ao consumismo desenfreado típico da Era do consumo.
- Nesta nova realidade a chance da consolidação dos princípios do desenvolvimento sustentável dá indícios de concretização de um novo perfil de consumidor mais reflexivo e menos sensível aos apelos do marketing.
- Neste contexto é perceptível que o fenômeno Moda exerce forte influência sobre as pessoas, através da mídia, sendo capaz de propor novos produtos desenvolvidos com um apelo ecológico, gerando novos comportamentos de consumo e refletindo o espírito da sociedade que começa a vislumbra o desenvolvimento sustentável e um consumo consciente como uma nova realidade de que as coisas/os princípios já não são como os de antigamente.
Fonte: http://www.antennaweb.com.br/edicao6/artigos/edicao6artigo4_eco.pdf;
Vivianne Ribeiro Fábrio nº36
Nenhum comentário:
Postar um comentário