Roupas que geram eletricidade: uma nova fonte de energia possivelmente ecológica
Tema:
- A grande novidade: roupas que produzem energia elétrica através dos movimentos humanos
- Linha de roupas foi criada pelo XS Labs que desenvolveu o 'Captain elétrico e bateria Boy ‘:
- uma coleção de três peças eletrônicas que aproveitam a energia passiva do organismo
- através da restrição e remodelação dos movimentos do corpo
- produz energia suficiente para abastecer -se e gerar eventos de som e luz sobre o corpo.
- os três vestidos são classificados como "STICKY","STIFF" e "ITCHY", ou seja, pegajoso, duro e coçador respectivamente.
- são feitos de couro sintético com a silhueta de couro legítimo.
- A empresa norte-americana XS Labs, criou em 2009 uma coleção de vestidos que, através da energia cinética do corpo, geram energia até para ligar um mp3.
- Porém, esta proposta não comprova a veracidade de que seus vestidos, feitos de couro sintético e couro legítimo, não causam impactos ambientais.
- Esta inovação, traz como proposta a ideia de não gerar impacto ambiental, mas sim, possivelmente, uma nova fonte de energia
Pergunta:
- Porém, surgiram dúvidas a respeito do que tais roupas são feitas(couro legítimo e sintético):
- Como é o processo da produção delas?
- Quais as condições dos trabalhadores que as produzem?
- São produzidas industrialmente?
- Qual a origem dos materiais que as compõem?
- Tais roupas são mesmo ecológicas?
- Será melhor ter uma roupa que gera energia mais causa impacto ou uma roupa ecológica mais que não gera energia?
Couro Natural:
- A origem do couro nos mostra que, desde antigamente, o homem vem utilizando o couro como matéria-prima para diversas áreas.
- Ao longo de sua evolução, o homem procurou obter, a partir da pele, praticamente todos os artefatos de que necessitava, ou seja, recipientes, vestimentas, armas de caça, artefatos guerreiros e sandálias.
- O couro natural, como era retirados dos animais, tornava-se rígido e rapidamente apodrecia.
- Logo, o homem foi desenvolvendo formas de tornar o couro cru em couro curtido, por meio da utilização de óleos de animais para a conservação mais prolongada das peles.
- Com o tempo, as diversas maneiras de curtimento e conservação do couro evoluíram até o surgimento de vários tipos de couro, como o sintético, que é obtido artificialmente "imitando" o couro natural, sendo feito de PVC, um derivado de petróleo.
Processos de produção do Couro Natural:
Começa na própria atividade pecuária, seguida pela decepação dos animais, o descarne nos abatedouros e a aplicação de conservantes químicos. - É gerado muita poluição e problemas climáticos nessa etapa, como a alta emissão de gás metano:
- > considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa
- > possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior que o C02
- >tem alta capacidade de absorção radiação infravermelha (calor), o metano gera outros gases do efeito estufa - CO2 e O3
- Outras substâncias geradas:
- >gasosa: Gás amoníaco (NH3) que, se inalado provoca corrosões, COV*, compostos orgânicos que possuem alta pressão atmosférica e um odor desagradável;
- >líquida: Líquidos eliminados pelas peles e restos animais (sal) e contaminação das águas superficiais
- >sólida: Ácido sulfídrico (H2S), NH3, COV* e contaminação do solo e águas subterrâneas.
1. Ribeira: - operação que deixa o couro sob a ação de uma substância que contém água que hidrata, limpa e prepara a pele para curtir.
- resíduos gerados que contaminam o meio ambiente em forma gasosa: H2S, NH3, COV* e odor desagradável
- líquida: Cal, sulfeto de sódio, cloreto de sódio, aminoácidos, abulmina e contaminação das águas superficiais
- sólida: Restos de animais (colágeno, tecido muscular, gordura e sangue) e contaminação do solo e águas subterrâneas.
2. Curtimento: - realizado em duas etapas: difusão e fixação na qual se procuram favorecer a reação das moléculas curtentes com a estrutura protéica.
- gases produzidos em forma líquida: ácidos minerais e orgânicos, cromo, taninos e contaminação das águas superficiais.
3.Acabamento: - o conjunto final das etapas que confere ao couro o seu aspecto definitivo.
- Para tal, é necessário uma máquina de seção de acabamento onde há a aplicação de produtos químicos à superfície dos couros.
- Desta reação resíduos contaminantes do ar atmosférico são gerados:
- forma gasosa: COV* e odor desagradável
- líquida: Banhos residuais contendo cromo, taninos, sais, corantes, óleos, etc e contaminação das águas superficiais
- sólida: Restos de couro (pó, farelo, recortes semi-acabados e acabados), pó de lixa e resíduos de tintas e resinas.
Couro Sintético: - Ele não é nem couro nem ecológico.
- É feito de PVC (derivado de petróleo).
- Tem em sua composição fibras sintéticas como nylon, poliéster e poliuretano, todos com tempo de degradação de aproximadamente 400 anos e derivados do petróleo.
- Roupas feitas de couro sintético podem sujar terrenos baldios ou entupir os mares por muito tempo, oferecendo risco para os animais marinhos.
- A publicidade e marketing, através da mídia, difundem um valor de consumo "ecologicamente correto".
Conclusão: - A linha de roupas criada, geradora de eletricidade, não é exatamente ecológica, como afirma sua criadora, a empresa XS Labs dos EUA.
- Tais vestidos podem ser uma nova fonte de energia a partir da energia cinética do corpo, mas estes também geram muito impacto ambiental, por serem feitos de couro legítimo e sintético.
- O couro legítimo é responsável por aumentar o efeito estufa e a poluição do ar atmosférico.
- O couro sintético: é derivado de uma fonte de energia não renovável e composto pro fibras que chegam a demorar até 400 anos para se decomporem, gerando maior poluição e comprometendo a vida marinha.
- Substituição de sua composição, couro legítimo e sintético, para a de tecidos sustentáveis, feitos de partes que já existiam antes, economizando água, energia e matérias-primas, utilizados no processo de produção das roupas, evitando o acúmulo do material em lixões e aterros e prolongando sua vida útil.
Oi, pessoal!
ResponderExcluirAqui está a lista de blogs da sua classe. Bom trabalho.
Bjs
Mô
1) http://grupo9darqui.blogspot.com
2)http://trabalhodeciencias9d.blogspot.com/2010/09/porque-o-consumismo-exagerado-afeta-o.html
3)http://casacodepelenao.blogspot.com/
4)http://grupobiodiversidade.blogspot.com/
5)http://gostamosdeciencias9d.blogspot.com/
6)http://grupodecienciasn279d.blogspot.com/
Estava faltando um grupo.
ResponderExcluirhttp://impactomeioambiente.blogspot
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante o tema, porém acabou faltando destacar como a roupa gera energia para carregar aperelhos eletrônicos, como funciona esse processo de obtenção da energia cinética, onde ela é armazenada, como circula pela roupa, etc.
ResponderExcluirComo curiosidade, por ter componentes elétricos, essa roupa poderia ser utilizada na chuva, não há o risco de curto circuitos que machuquem o utilizador e inutilizem a roupa?
Bruno, 8, 9ºD
Oi, td bom?
ResponderExcluirGostei do tema de vcs, eu não sabia que existiam roupas desse tipo... apesar de que eu não teria coragem de usar uma roupa assim! rsrs
O artigo está 'recheado' de informações que comprovam como realmente funciona a tal roupa e o seu processo de fabricação... mas ainda não consegui entender se ela é boa ou não para o meio ambiente...
bjs
Giovana, 16
O projeto foi bem elaborado, com um tema polêmico, e muito alarmante em relação aos dias atuais. Mas acho que houve uma repetição de informações que já haviam sido ditas antes, além de que vcs poderiam ter facilitado um pouco mais na compreensão em alguns aspectos, pois utilizaram a mesma forma de linguagem de como se fosse um artigo científico, mas não é, então deveria estar com uma forma de linguagem um pouco menos "avançada", poderiam ter explicado com suas próprias palavras.
ResponderExcluirAndré Luis Ribeiro Bernal Filho, nº5,9ºD.
Ola meninas , parabéns , as postangens ficaram muito boas , o tema é bastante duvidoso, o que causa um certo interesse na hora da leitura de seu artigo , um beijo e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho feito !
ResponderExcluirMatheus Perez Gomides , N°23
também gostei do tema me parece muito interessante, pelo fato de mostrar-nos como possuimos tecnologia suficiente para realizar/fabricar objetos que a uma década eram vistos apenas como um sonho impossível e a duas décadas atrás então, nem se fala........
ResponderExcluirVinicius Ciasca, n°35 9°D
Mas de negativo pude notar que esse por ser um tema muito complicado pode ás vezes causar confusão com o armazenamento dessa energia cinética pela roupa....
ResponderExcluirVinicius Ciasca N°35 9°D
Oi lindas, achei o tema bem interessante, e está tudo bem explicado e detalhado, concordo com o Ciasca , que pode nos causar um pouco de confusão com o armazenamento. Beijos
ResponderExcluirCedric Lucci Nº11 9ºD
Ola mulheres, tenho uma duvida intrigante e gostaria que vocês me explicassem, ela é : o que é o curtimento ? Muito obrigado beijo, repondam se puder no blog do protocolo de Kyoto,obrigado.
ResponderExcluirMatheus Perez Gomides N°23
Oi,
ResponderExcluirAdorei o tema de vocês, achei bem interessante vocês colocarem uma marca de roupa que já lançou na sua coleção as roupas recicláveis. Eu não tinha idéia que roupas recicláveis prejudicam o meio ambiente ,pois eu achava que como eram feitas de produtos recicláveis obviamente ajudariam a natureza.Além disso queria falar que o grupo se saiu bem na hora do debate da feira de ciências, já que as perguntas que os jurados estavam fazendo eram muito complicadas.Parabéns pelo ótimo trabalho.
Julia Antelmi,21
Oi,
ResponderExcluirGostei muito do tema também, acho que para muitos isso é uma novidade bem preocupante, pois de um lado essas roupas são uma nova fonte de energia "ecológica", mais ao mesmo tempo interfere na biodiversidade de uma outra maneira. Beijos
Thais Faria, nº 31
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEu achei o artigo de vocês muito interessante, e achei o tema que vocês escolheram algo que nos induz a ler o texto, pois eu nunca havia ouvido falar de uma roupa que produz energia... Mas ainda fiquei meio na dúvida se ela é boa ou não para o meio ambiente, quero dizer, se ela produz energia ecológica ela é boa, mas se ela também cria impactos ambientais ela é ruim... Eu acho que vocês deviam explicar melhor na conclusão o resultado que vocês tiveram: vale a pena ou não utilizar essas roupas?
Mas o texto está muito bom, realmente interessante, com um assunto envolvendo tecnologia moderna e que pode revolucionar o modo de como nos vestimos.
Igor Luiz Argani, N°20, N°D
Concordo com o Igor, essa tecnologia pode estar presente no nosso futuro se evoluir ao ponto de ser capaz de carregar aparelhos que necessitem de mais energia, como os smartphones e até notebooks.
ResponderExcluirParabéns, o texto ficou muito bem elaborado!
Bruno, nº8, 9ºD
Também fiquei meio na dúvida se essas roupas são realmente eficientes, pois não houve uma resposta final em relação a isso.
ResponderExcluirMas, de novo, parabéns pelo projeto.
André Luis Ribeiro Bernal Filho,Nº5,9ºD.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNós achamos muito interessante o tema abordado, pois como se trata de uma novidade não muito conhecida, ela nos causou interesse de querer ler mais e ao mesmo tempo nos ensinaram sobre essa nova fonte de energia através das roupas. A postagem ficou ótima, porém nós só achamos que vocês poderiam trocar alguns termos científicos por uns de mais fácil compreensão.