sábado, 18 de setembro de 2010

Considerações Finais

A linha de roupas criada, geradora de eletrcidade, não é exatamente ecológica, como afirma sua criadora, a empresa XS Labs dos EUA. Seus vestidos podem ser uma nova fonte de energia a partir da energia cinética do corpo, mas estes também geram muito impacto ambiental, por serem feitos de couro legítimo e sintético.
O couro legítimo, desde sua extração até o acabamento, é responsável por aumentar o efeito estufa e a poluição do ar atmosférico, liberando, durante seu processo de produção, substâncias gasosas, líquidas e sólidas altamente contaminantes do meio ambiente. Já o couro sintético, além de ser derivado de uma fonte de energia não renovável, o petróleo, é composto pro fibras que chegam a demorar até 400 anos para se decomporem, gerando maior poluição e compremetendo a vida marinha.
Deve-se pensar nos limites: a natureza precisa exalar oxigênio (mais árvores) suficiente para absorver o carbono da atmosfera (menos resíduos tóxicos). Por outro lado, existem problemas sociais a serem resolvidos que podem merecer mais recursos naturais do que o necessário para grandes inovações tecnológicas, como é o caso dos vestidos da XS Labs. Neste contexto, uma possível solução para a não sustentabilidade destes vestidos seria a substituição de sua composição, couro legítimo e sintético, para a de tecidos sustentáveis, feitos de partes que já existiam antes, economizando água, energia e matérias-primas, utilizados no processo de produção das roupas, evitando o acúmulo do material em lixões e aterros e prolongando sua vida útil. Assim, tais vestidos seriam duplamente benéficos ao meio ambiente, sendo sustentáveis e criando uma nova fonte de energia renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário